Para a retirada de documentos, é preciso ir em cartórios. Par autenticação de um documento, também é preciso ir. Com o mundo tecnológico, os cartórios também passaram a ter um domínio na internet, trazendo rapidez e agilidade ao serviço entregue para o cidadão. Mas, o que é um cartório de Registro Civil?

Os cartórios, também denominados como Serviços Notariais e de Registral são aqueles de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

O Cartório de Registro Civil é apenas um das diferentes áreas na qual um cartório poderá trabalhar. Cada cartório de serviço extrajudicial poderá trabalhar nas seguintes áreas: o trabalho com serviço de notas; serviço de protestos de títulos; serviço de registro de imóveis; serviços de registro de títulos e documentos e civil das pessoas jurídicas; serviço de registro civil de pessoas naturais; e serviços de registro de contratos marítimos e serviços de registro de distribuição.

No caso do Cartório de Registro Civil, ele poderá trabalhar com a área de Serviços de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas, responsável pelo registro de contratos, os atos constitutivos, o estatuto ou compromissos das sociedades civis, religiosas, pias, morais, científicas ou literárias, bem como o das fundações e das associações de utilidade pública. Além disso, este tipo de serviço registra, de modo facultativo, quaisquer documentos, para sua conservação.

Já o trabalho realizado com os Serviços de Registro Civil das Pessoas Naturais é responsável pela área em que ocorre o registro dos nascimentos, casamentos e óbitos, além dos atos acessórios que são relativos a esses registros.

O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais é uma serventia extrajudicial, característica dos cartórios extrajudiciais, onde é possível registrar diferentes momentos como o nascimento, casamento e óbito. É neste cartório também que são dadas as averbadas separações, divórcios, emancipações, interdições. A partir do registro, o cartório também será responsável por fornecer a certidão de cada um dos registros.