As pessoas que desejam obter a dupla cidadania precisam estar atentas para os critérios que norteiam a obtenção de nacionalidade. Isso ocorre porque as exigências podem mudar em cada país. Portanto, a primeira dica de quem deseja obter a dupla cidadania é pesquisar as origens familiares.
Como obter dupla cidadania
De maneira geral, alguns países possibilitam a obtenção de nacionalidade sem tanta “burocracia”, como ocorre com a nacionalidade italiana e alemã. Para estas duas, por exemplo, são assegurados os direitos de filhos, netos, bisnetos e trinetos, desde que através da linhagem paterna.
Contudo, nem todos os países possibilitam essa maneira “fácil” de obter a nacionalidade. A nacionalidade espanhola, por exemplo, só pode ser obtida no caso de bisnetos que residam há pelo menos um ano no país. Já a cidadania portuguesa é obtida se o avô estiver vivo para transmitir a descendência.
Documentação necessária
Depois de pesquisar bastante sobre os dados necessários para obter a dupla cidadania, o interessado deve pesquisar sobre quais as certidões necessárias. Além disso, bem como toda a documentação importante para que seja feito o pedido de nacionalidade. Fizemos uma lista dos principais documentos pedidos para obter a dupla nacionalidade. Confira abaixo:
- Certidões de Nascimento;
- Certidões de Casamento;
- Certidões de Óbito;
- Certidão de Naturalização (caso seja necessário).
É importante lembrar que os documentos exigidos variam de acordo com cada reconhecimento de cidadania. Para alguns casos, inclusive, a construção de uma árvore genealógica é de extrema importância. É a partir dela que você terá maiores informações sobre os seus familiares, como onde nasceu ou com quem foram casados, dentre outros dados.
Deste modo é possível avaliar quais são as possibilidades e chances de naturalização em outro país. Com todos os dados em mãos, fica mais fácil buscar quais os documentos necessários.