O certificado digital é um dos serviços mais utilizados pelas pessoas que buscam segurança em ambiente eletrônico, já que é um documento responsável por realizar a comprovação de que uma pessoa é ela mesma – seja em meio físico ou jurídico – de forma a facilitar a realização, por exemplo, de transações eletrônicas dentre outras atividades no meio online. 

Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) é a responsável por conferir autenticidade, legalidade e integridade do documento, bem como a validade jurídica durante o processo de certificação digital. Assim, a partir de ter sido realizado a autenticação, o certificado digital permite que seja possível acessar sites que precisam de conferência eletrônica, além de assinar documentos eletrônicos com validade jurídica, dentre outras atividades. 

Assim, o certificado digital funciona, de forma mais simples, como uma “Carteira de Identidade”, só que de forma eletrônica. Assim como ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com o Passaporte, o certificado digital possui validade jurídica e protege a pessoa que realiza o processo. 

Certificado digital é uma tecnologia confiável?

É por isso que é de extrema importância contratar uma empresa que tenha confiabilidade no mercado, pois é necessária uma tecnologia específica para facilitar a vida dos usuários, de forma a trazer maior agilidade a possíveis problemas que antes só poderiam ser resolvidos presencialmente.  

Mas você sabia que existem diferentes tipos de certificados digitais? No que tange o processo de armazenamento encontramos dois tipos de certificados, sendo eles o A1 e o A3. No A1 o certificado digital é armazenado no seu computador e tem validade de um ano, enquanto no A3 o documento é armazenado em um dispositivo criptográfico e possui validade de até três anos. 

Também há diferença no que se refere à finalidade do processo de certificação digital. O e-CPF é utilizado para pessoas físicas, e funciona como uma versão eletrônica do CPF. Já para quem deseja obter a versão eletrônica do CNPJ, direcionado para empresas, o certificado digital indicado é o e-CNPJ.