O interessado em obter e ter acesso à dupla cidadania espanhola, a certidão de nascimento do cidadão espanhol é um dos documentos mais importantes para dar entrada ao processo. Contudo, se a pessoa interessada é brasileira é preciso verificar, pois é muito difícil conseguir a certidão aqui. 

Atualmente, diante de uma grande demanda de pedidos de 2ª via de certidões espanholas, passou a existir um portal eletrônico com a qual é possível oferecer os serviços que facilitam e tornam o processo de entrega do documento menos burocrático. 

Algumas mudanças foram realizadas no mês de julho de 2015, com a qual foram feitas mudanças nos requisitos necessários para que o requerente se torne um cidadão espanhol de maneira legal. Essa mudança permitiu que os cidadãos, mesmo sem possuírem ascendentes espanhóis, que tenham residido de forma legal e contínua na Espanha durante pelo menos 10 anos, podem ter acesso ao processo. 

Informações sobre a cidadania espanhola

Existem algumas exceções para essas mudanças que modificam o tempo para que o requerente realize o processo, considerando cinco anos se o interessado é um refugiado, dois anos se procede de países ibero-americanos (como o Brasil), Andorra ou antigas colônias espanholas, e um ano se nasceu na Espanha ou esteve sob tutela no país ou se for filho ou neto de espanhóis. Além disso, os estrangeiros casados com um espanhol também poderão solicitar a Nacionalidade Espanhola por matrimônio, desde que residam durante um ano na Espanha. 

Fizemos uma lista com os principais dados para dar entrada ao processo de dupla cidadania espanhola. Esteja atento, pois em caso de ser necessário o envio da segunda via, é importante que o requerente também envie o documento escaneado. Veja: 

  • Nome completo da pessoa inscrita na certidão e dos pais dela; 
  • Cidade e data do nascimento; 
  • Lugar onde foi inscrito, se sabe.