Certidao de Nascimen em GoiasConsiderada o primeiro documento jurídico de uma pessoa, a certidão de nascimento permite o acesso a outros documentos básicos, como Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho (CTPS), além da matrícula na escola e do cadastro em programas sociais do Governo Federal, como o Programa Bolsa Família.

Sem a certidão de nascimento, a pessoa passa a estar em uma situação de invisibilidade social, ficando privada de realizar a emissão de diferentes documentos que são essenciais, como a carteira de identidade, de trabalho, CPF, título de eleitor. Devido isto, a importância do registro logo nos primeiros dias de vida que fez com que o governo do Goiás realizasse um projeto gradual de implantação nas maternidades e hospitais públicos de registro de nascimento. O Governo pretende ainda estender o projeto para o âmbito privado.

No projeto cada uma das maternidades e hospitais previamente cadastrados pelas entidades mantenedoras dos registros civis da comarca realiza a emissão do registro civil de nascimento, que será lavrado e entregue ao representante legal da criança registrada antes da alta médica da mãe. Só na capital de Goiás, sete maternidades públicas participam da iniciativa. São elas: Santa Casa de Misericórdia, Vila Nova, Hospital das Clínicas, Nossa Senhora de Lourdes, Coração de Jesus, Materno-Infantil, Monte Sinai e São Judas Tadeu.

Com o Provimento nº 6, da CGJGO, o estado de Goiás também possibilitou o registro de nascimento online, considerado mais um benefício complementar oferecido ao cidadão. Há ainda o projeto Pai Presente, que consiste na distribuição de um documento explicativo sobre os direitos e a necessidade do reconhecimento da paternidade, nos casos em que os dados do pai da criança não sejam informados e a mãe tenha interesse em obter também o registro do pai na certidão de nascimento.

Todos os projetos realizados para a emissão da certidão de nascimento são de responsabilidade da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), que conta também com a parceria das Secretarias de Cidadania e Trabalho, Municipais de Saúde e Assistência Social de Goiânia e Serviços de Registro Civil da capital, Goiânia.

São ao total mais de 37 cartorios civil, capazes de emitir uma segunda via de nascimento, o estado de Goias é desenvolvimento social, e economicamente.