Emissão do Registro Geral é gratuita apenas em alguns estados

O Registro Geral, conhecido pela sigla RG, é o documento de identificação civil emitido para os cidadãos brasileiros. Também chamado de carteira de identidade, é o documento básico de identificação civil dos brasileiros natos e também dos brasileiros naturalizados.

Após a retirada do Registro de Geral, não há um prazo de validade determinado como ocorre com alguns documentos, caso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas alguns estados, Rio de Janeiro, por exemplo, trazem a validade no RG, tendo em vista a constante atualização de informações, como estado civil. Nos lugares em que não há um prazo determinado para a validade da Carteira de Identidade, é recomendado que houvesse a atualização dos dados, facilitando assim a leitura das informações que estão no documento e que poderiam ter se perdido pelas rasuras, a partir da emissão da 2ª via.

A emissão da primeira via é gratuita em apenas alguns estados, como o de São Paulo. Outros cobram uma taxa de, em média, 15 reais para a emissão da carteira.

Confira abaixo os documentos necessários para a retirada do Registro Geral. É importante lembrar que apenas o próprio interessado deve ser o solicitante do documento, salvo os casos em que ainda for menor de idade, e que deverá estar acompanhado pelos pais ou responsáveis legais.

Documentos necessários:

– 2 fotos no tamanho 3×4, colorida ou preto e branco. Em alguns estados a fotografia é retirada no momento;

– Certidão de Nascimento, via original e uma cópia simples. Este documento é obrigatório para solteiros;

– Certidão de Casamento, via original e uma cópia simples. Este documento é obrigatório para: a) mulheres e homens casados ou viúvos com alteração do sobrenome, a apresentação é obrigatória; b) mulheres e homens divorciadas (os) ou legalmente separadas(os), com as averbações contidas; c) casados no exterior e legalizado o casamento no Brasil, apresentar a transcrição da certidão de casamento feita no cartório brasileiro;

– Cadastro de Pessoa Física (CPF), para os que desejam ter o número também no RG.