Precisa saber para que serve a certidão de nascimento de inteiro teor? Confira no artigo o que é e para serve esse tipo de documento

 

 Para realizar alguns procedimentos aqui no Brasil são solicitados a apresentação de documentos como a certidão de casamento ou de nascimento. Dentre as principais atividades que fazem uso da documentação estão o financiamento, solicitação de dupla cidadania, etc. 

Contudo, essas certidões podem ser emitidas de forma simplificada ou de inteiro teor. Essas duas modalidades de certidão apresentam diferentes informações sobre o registro de nascimento ou de casamento, podendo ser utilizada para diferentes funções. 

Certidão simplificada 

certidão simplificada, seja ela de nascimento ou casamento, é o documento responsável por apresentar informações básicas a respeito do registro realizado. Neste caso será informar os dados mais simples do registro, além de informações sobre o cartório em que foi realizado o registro.  

Ao solicitar a emissão da segunda via de um desses documentos, a nova certidão, por exemplo, conterá as informações básicas a respeito dos registros realizados.  

Afinal, o que é a certidão de inteiro teor? 

A certidão de nascimento de inteiro teor – assim como a certidão de casamento – é o documento que apresentará todos os dados a respeito do registro. De forma mais específica, a certidão de inteiro teor conterá todos os dados do “assento”, isso significa que terá todas as informações que estão disponíveis no livro de registro. 

A principal diferença entre os dois tipos de documento (a versão simplificada e a de inteiro teor) é a de que ao emitir uma certidão de nascimento de inteiro teor todas as mudanças que ocorreram em caráter judicial na vida da pessoa constarão no documento, como casamento, reconhecimento de paternidade, dentre outras questões. 

Para que serve a certidão de inteiro teor? 

A certidão de inteiro teor é solicitada em apenas alguns casos específicos. Dentre os principais usos da certidão de inteiro teor está nos processos de dupla cidadania, ou quando a pessoa vai se casar em território estrangeiro. 

Aqui no Brasil ela pode ser solicitada quando uma pessoa deseja realizar um financiamento. Entretanto, isso não significa que ela sempre será solicitada, podendo variar de acordo com cada local em que o financiamento será solicitado. 

Como solicitar uma certidão de inteiro teor? 

Assim como ocorre com a certidão simplificada, a certidão de inteiro teor é solicitada no próprio cartório. Para ser emitido é necessário que o interessado preencha um formulário, incluindo assinatura reconhecida por firma, e ir diretamente ao cartório em que o registro foi realizado. Em alguns cartórios não é necessário apresentar o formulário. 

Se a pessoa não mora onde foi realizado o registro civil, existe a possibilidade de ser feita a solicitação online. Atualmente diversos cartórios disponibilizam serviços por meio eletrônico Neste caso, o formulário também precisa ser entregue com reconhecimento de firma. 

Há ainda possibilidade de contratar uma empresa com serviços de busca online. Essa empresa será a responsável por buscar o cartório em que foi feito o registro e solicitar a emissão da certidão de inteiro teor. Para essa situação, o ideal é que o solicitante já apresente o formulário para a empresa que fará o serviço.