Serviço online permite a emissão da segunda via de diferentes documentos

O mundo eletrônico traz várias facilidades. Com um clique é possível, além de acessar diferentes informações, solicitar documentação que antes exigiriam tempo e disposição. A espera em longas filas e o estresse ocasionado pelo tempo “perdido” foi eliminada pela facilidade da Internet.

Atualmente no Brasil existem diferentes portais eletrônicos responsáveis pelo serviço de Cartório Online, no qual você pode assinar digitalmente qualquer documento em forma eletrônica, atribuindo-lhe validade jurídica. Além disso, o Cartório Online possibilita que o indivíduo utilize sempre que quiser os serviços notariais de autenticação de cópias eletrônicas de documentos físicos.

As cópias em forma eletrônica, de documentos físicos, quando autenticadas por Notários licenciados, passam a ter o mesmo valor jurídico das tradicionais cópias autenticadas, podendo ser utilizadas para todos os fins de direito ilimitadas vezes sem a necessidade de novas autenticações. Mas, caso seja enviado por e-mail para o interessado, a documentação impressa, antes emitida pelo cartório online, terá a validade de uma cópia simples.

Os cartórios disponíveis na rede possibilitam também o reconhecimento eletrônico de assinaturas (firmas) digitais e a autenticação de documentos eletrônicos, além de imagens digitalizadas de documentos físicos e de cópias impressas de documentos eletrônicos assinados digitalmente.

A documentação pedida online poderá ser entregue pelo cartório de diferentes maneiras. São elas:

Sedex ou Carta Registrada: Será entregue no endereço indicado pelo solicitante no ato do pedido. Como é um documento registrado, é necessário que haja alguém no local para assinar o protocolo dos Correios. No caso dos Correios, o método de entrega consiste no modo tradicional, no qual ocorrerão três tentativas de entrega e, caso não haja sucesso, o envelope voltará para os Correios e posteriormente à Central do Cartório no qual foi realizado o pedido. Para que haja o reenvio do documento, uma nova taxa deverá ser paga;

Balcão: A Certidão deverá ser retirada após o prazo informado no pedido, no balcão do cartório selecionado para emitir a certidão.

E-mail: O documento será enviado para o e-mail disponibilizado pelo interessado. Na rede, a certidão possuirá validade jurídica, mas caso impresso funcionará como cópia simples do documento.