A decisão em solicitar a segunda via da certidão de nascimento pode vir de diversos motivos. Seja por roubo, furto, ou rasura, a questão é que é sempre bom ter um documento bem cuidado. Em alguns casos é, inclusive, necessário, já que parar apresentar a documentação em concursos, por exemplo, eles pedem as certidões atualizadas. 

Como fazer a solicitação da segunda via

Para fazer o pedido da segunda via da certidão de nascimento é necessário saber em qual cartório foi realizado o registro. Após ter essas informações, dirija-se ao local com o número do livro e registro (esta é uma maneira mais rápida de ter acesso aos dados). Para que seja emitida a segunda via, você deve apresentar documento de identidade com foto. As taxas variam de acordo com cada Estado. 

Entretanto, caso você não queira ter todo esse trabalho é possível solicitar a segunda via da certidão de nascimento no conforto da sua casa. Atualmente diversos portais eletrônicos disponibilizam a opção da emissão da segunda via. O valor das taxas cobradas variam de acordo com cada site, e também com a tabela da corregedoria de cada estado, que na maioria dos casos é somado ao valor da postagem e das taxas bancárias.  

Como solicitar a segunda via pela internet

De maneira geral, o primeiro passo para dar entrada na segunda via da certidão de nascimento é selecionar a opção no portal eletrônico. Com as informações necessária em mãos, como dados pessoais, é preciso informar o local onde a certidão foi emitida. O site fará a busca em todos os cartórios do Brasil e, após encontrar, enviará o documento para o endereço informado no cadastro. 

Contudo, a solicitação da segunda via pela internet só é aceita após o pagamento da taxa ser confirmado. Seja por boleto ou cartão é necessário que todas as taxas estejam em “ok” para que o documento seja enviado pelos Correios ou e-mail.