Filhos de espanhóis podem requerer a cidadania a qualquer momento

A dupla cidadania é o sonho de muitos que desejam ter a oportunidade de viver ou trabalhar no exterior. A Espanha oferece diferentes especificações para os que desejam ter a cidadania do país. Cada caso pede uma determinada quantidade de documentos e, por isso, é preciso estar atento.

Os filhos de espanhol podem solicitar a dupla citada por meio de Origem, método mais comum a nacionalidade originaria, que se transmite de pai ou mãe para filho. Deste modo os filhos de espanhóis também serão espanhóis. Além disso, a legislação da Espanha, com o objetivo de evitar sujeitos apátridas – aqueles que não possuem nacionalidade – também considera como espanhol de origem os indivíduos que nascem sem nacionalidade.

A partir disto, os filhos de brasileiros nascidos na Espanha, desde que não registrados no consulado como brasileiros, terão o direito à nacionalidade espanhola de origem. Para tanto, os representantes do menor deverão solicitar a nacionalidade espanhola.

Se o interessado em obter a dupla cidadania seja neto, este desejo só será adquirido para menores de idade. Caso obtenham-na, ao completar 18 anos o indivíduo terá um prazo de três anos a partir da data de aniversário para declarar a vontade de permanecer com a nacionalidade espanhola. C, sob a pena de perdê-la. Os maiores de 18 anos interessados deverão residir um ano na Espanha para requerer a cidadania.

O Brasil conta com vantagens também na obtenção da dupla cidadania, já que os brasileiros também podem adquirir a nacionalidade espanhola por residência, para isso, deverão residir legalmente na Espanha por pelo menos dois anos. Este prazo é diminuído para um ano caso o interessado seja casado com alguém de origem espanhola.

Veja a documentação necessária:

Indivíduo Espanhol: – Certidão negativa de naturalização;

– Certidão de nascimento;

– Certidão de casamento;

– Certidão de óbito;

– Certidão de nascimento da esposa;

– Certidão de óbito da esposa se falecida;

– Carteira de estrangeiro do espanhol ou salvo conduto.

Filho espanhol: – Certidão de nascimento;

– Certidão de casamento;

– Certidão de nascimento da esposa;

– Duas cópias autenticadas do RG do filho do espanhol;

– Duas fotos 3×4 coloridas do filho do espanhol;

– Antecedente criminal federal do filho do espanhol.

Neto espanhol: -Certidão de nascimento;

– Certidão de casamento;

– Certidão de nascimento da esposa;

– Duas cópias autenticadas do RG do neto do espanhol;

– Duas fotos 3×4 coloridas do neto do espanhol;

– Antecedente criminal federal do neto do espanhol.