Quando você já pensou em todos os cartórios para realizar um determinado serviço, mas não encontrou, é porque, provavelmente, a alternativa a ser escolhida é o Oficial de Registro de Títulos e Documentos. Esse tipo de cartório realiza a maior parte dos serviços que não são realizados em outro cartório.
A atividade do registro de títulos e documentos é de extrema importância para dar maior validade e cobertura ao documento que foi registrado, apresentando o valor original. Assim como no físico, ocorre com o registro de pessoas jurídicas, mas algumas diferenças são observadas. Atualmente é possível encontrar nesse tipo de serviço notarial o atendimento a mais de 200 espécies de documentos.
Como se tornar uma pessoa jurídica
O primeiro passo para a questão do registro de títulos das pessoas jurídicas é de que não há obrigatoriedade para que o mesmo ocorra. Isso significa que ele possui validade facultativa. Ele é uma alternativa para as pessoas que desejam dar uma maior comprovação aos serviços que serão realizados.
Ao realizar um registro, a pessoa jurídica passa a garantir a publicidade do documento em específico. Nele constará comprovação de data e texto. Em caso de extravio, o valor da taxa costuma ser o mesmo para a emissão do primeiro documento.