Quando você já pensou em todos os cartórios para realizar um determinado serviço, mas não encontrou, é porque, provavelmente, a alternativa a ser escolhida é o Oficial de Registro de Títulos e Documentos. Esse tipo de cartório realiza a maior parte dos serviços que não são realizados em outro cartório. 

A atividade do registro de títulos e documentos é de extrema importância para dar maior validade e cobertura ao documento que foi registrado, apresentando o valor original. Assim como no físico, ocorre com o registro de pessoas jurídicas, mas algumas diferenças são observadas. Atualmente é possível encontrar nesse tipo de serviço notarial o atendimento a mais de 200 espécies de documentos. 

Como se tornar uma pessoa jurídica

O primeiro passo para a questão do registro de títulos das pessoas jurídicas é de que não há obrigatoriedade para que o mesmo ocorra, ou seja, ele possui validade facultativa, e é uma alternativa para as pessoas que desejam dar uma maior comprovação aos serviços que serão realizados. 

Ao realizar um registro, a pessoa jurídica passa a garantir a publicidade do documento em específico, com comprovação de data e texto. Em caso de extravio, o valor da taxa costuma ser o mesmo para a emissão do primeiro documento.