A certificação digital é considerada uma nova tecnologia de identificação, em que é possível realizar transações eletrônicas dos mais diversos tipos. Estas transições consideram alguns aspectos, como integridade, autenticidade e confidencialidade. Esta nova forma de identificação é utilizada para evitar problemas como adulterações, interceptações de informações privadas, dentre outros.
Como funciona a certificação digital?
A tecnologia da certificação digital funciona com base em um documento eletrônico conhecido de certificado digital. Porém para que a certificação ocorra da maneira correta é preciso realizar, primeiramente, a assinatura digital.
Realizar a digitalização de sua assinatura por meio de um scanner não é uma boa ideia, tendo em vista que, com a tecnologia, o número de aplicativas de edição cresceu e uma assinatura pode ser facilmente modificada. Além disso, o envio de documentos tão importantes por e-mail traz riscos, já que existem meios de transmissão que podem interceptar os documentos.
O que é a assinatura digital
A assinatura digital é um mecanismo eletrônico, que faz uso de criptografia, por meio das chaves criptográficas. De maneira explicativa, a criptografia consiste em um processo que codifica (ou cifra) informações digitais. Desta forma, somente o emissor e o receptor daquele documento tem acesso aos dados que estão presentes na documentação.
É por meio deste esquema, realizado com as chaves que se obtém a confidencialidade e a autenticidade, duas garantias para o processo digital. A confidencialidade permite que a informação esteja acessível somente a pessoas ou organizações autorizadas; já a autenticidade contribui para que o receptor tenha a garantia de que a informação provém da origem e forma esperadas.
De maneira mais didática, o documento eletrônico com assinatura digital é aquele que contém informações específicas, como nome do utilizador (que pode ser uma pessoa, uma empresa, uma instituição, etc.), entidade emissora, prazo de validade e chave pública. A partir disso, a certificação digital permite que a outra pessoa tenha certeza de que o contato está sendo realizado com a pessoa correta.
Certificação digital no Brasil
É importante lembrar que, para que possa ser aceito e utilizado por pessoas, empresas, governos e qualquer tipo de instituição, os certificados digitais precisam ser emitidos por entidades apropriadas. No Brasil a entidades dividem-se em Autoridade Certificadora (AC) e Autoridade de Registro (AR). A autoridade certificado pode ser pública ou privada e tem a função de associar uma identidade a uma chave e “inserir” esses dados em um certificado digital. Já uma autoridade de registro objetiva solicitar certificados digitais ou a revogação destes.