Processo para obtenção de cidadania passa por avaliação do Home Office

O desejo da dupla cidadania tem contribuído cada vez mais para os indivíduos realizarem pesquisas a fim de descobrir suas nacionalidades familiares. No  caso da obtenção de cidadania da Inglaterra, os requisitos exigidos são dados pelo Home Office, no qual ocorrerão testes de inglês e a solicitação com o pedido para a cidadania britânica.

Algumas questões são consideradas para que se tenha acesso à a cidadania, sendo eles por meio de casamento; união estável homoafetiva ou heterossexual em que um dos parceiros seja britânicos ou que tenha visto definitivo – Indefinite Leave to Remain – no Reino Unido.

A Home Office, responsável pelo processo de análise para cidadania inglesa exige comprovação do nível básico de inglês A1, desde 29 de Novembro de 2010, para os interessados em renovar o visto ou que pretendem obtê-lo por meio do relacionamento com britânicos ou pessoas com visto definitivo no Reino Unido, desde que baseado no relacionamento verdadeiro e estável.

Caso sua solicitação de visto seja aprovada, receberá um visto de residência de dois anos no Reino Unido. Após os dois anos prescritos do visto, é que atendido ao critério de residência no Reino Unido, que é de três anos baseado no casamento ou se união do mesmo sexo, que o interessado poderá solicitar o pedido de naturalização para o passaporte britânico.

Os que desejam entrar com pedido de cidadania utilizando-se do tempo de residência legal no Reino Unido deverão estar preparados para o teste Life in the UK, no qual serão avaliados os conhecimentos sobre a cultura, a história do Reino Unido e fluência na língua inglesa. Apenas após o teste que o processo de naturalização poderá ser enviado para o Home Office. O pedido de cidadania por naturalização só ocorre após um ano de obtenção do visto de residência permanente.