A cidadania americana só pode ser obtida de duas maneiras
Muitas pessoas pensam que obter o green card garantirá a cidadania americana. Porém, cidadania e o green card são duas coisas diferentes. Com o green card é possível ter o direito de morar e trabalhar nos Estados Unidos de forma permanente, mas tem algumas restrições e desvantagens.
Já com a cidadania, o indivíduo é livre para entrar e sair do país quando quiser e sem estar preocupado com o tempo de ausência. Além disso, o cidadão com a nacionalidade americana tem o direito de patrocinar o green card de familiares de primeiro grau através de um processo preferencial sem limites e demoras. A cidadania também lhe oferece o direito de votar.
Para obter a cidadania americana há dois modos diferenciados. Uma delas é por meio do nascimento, que deve ter ocorrido em território americano, ou sendo filho de pais americanos mesmo se tiver nascido fora dos EUA, ou por meio do processo de naturalização.
O processo de obtenção da cidadania por meio da naturalização perpassa processos administrativos, organizados e governados pelo Immigration and Naturalization Act (Ato de Imigração e Naturalização). Para que se torne um cidadão americano naturalizado é preciso apresentar os seguintes requisitos: a) Ter pelo menos 18 anos de idade e ser portador da residência permanente (green card); b) Ter residido continuamente nos Estados Unidos, tendo sido admitido legalmente para residência permanente, por cinco anos precedentes à data de sua aplicação à naturalização; c) Após ter o status condicional da residência permanente removido, baseado no seu casamento com um(a) cidadão(ã) americano(a), ter residido nos Estados Unidos por um ano depois da data de remoção do status condicional; d) Ter residido continuamente nos Estados Unidos todo o tempo desde o início da aplicação até a data de admissão para cidadania.
Além disso, é preciso que o interessado comprove ter sido e ainda ser uma pessoa de bom caráter moral durante todos os períodos mencionados acima; não ter sido deportado ou ter um processo de deportação pendente; ter a habilidade de ler, escrever, falar e entender palavras e frases simples em inglês; ter conhecimento fundamental da história e do governo americano; respeitar e apoiar os princípios da Constituição Americana e jurar fidelidade aos Estados Unidos.
Para fazer a aplicação para a cidadania você precisa preencher o formulário N-400 e pagar uma taxa de $595. Além disso, o interessado precisará realizar um teste de conhecimento da língua inglesa; um teste sobre a história americana; e um teste sobre o governo americano.