Perder documentos é uma situação pela qual pessoa alguma gosta de passar. A burocracia que envolve a retirada de segunda via destes documentos pode tornar a atividade uma grande dor de cabeça. Contudo, se você perdeu seu Registro Geral (RG), também denominado de Carteira de Identidade, seja por descuido, extravio, roubo ou furto, alguns passos precisam ser tomados. 

O que fazer ao perder o RG

Antes o trabalho para a retirada da segunda via do RG era extremamente burocrático, tendo em vista que era necessária a emissão de um boletim de ocorrência. Em São Paulo, por exemplo, já há a possibilidade de realizar o boletim por meio de uma Delegacia Eletrônica, portal das delegacias na Internet. 

Outros estados também possibilitam esta atividade. O primeiro passo está em buscar se o seu Estado já possui o serviço disponível. Contudo, caso tenha sido feita uma atividade operante no portal eletrônico é importante ler todas as instruções acerca do procedimento que será realizado.   

Atualmente não é necessário apresentar uma justificativa sobre a perda de documentos. O local para que seja emitida a segunda via do RG varia de acordo com cidade. Em algumas localidades a unidade do Poupatempo, ou de serviços similares, é fornecida para a emissão desta segunda via. 

Quanto custa a segunda via do RG

A importância do Boletim de Ocorrência está na isenção do pagamento da segunda via que pode, em alguns Estados, ser maior do R$ 30. Este é o procedimento utilizado também para outras vias de documentos também. Sem o B.O. é necessário pagar a taxa cobrada pelo fornecimento dos serviços. 

Alguns cidadãos possuem especificidades para a retirada da segunda via. São eles: cidadão naturalizado brasileiro, o filho de brasileiro nascido no exterior, o português com igualdade de direitos e o brasileiro casado no exterior. Neste caso, estes cidadãos precisam buscar informações junto ao Instituto de Identificação da Polícia Civil.