Você sabe o que faz o auxiliar administrativo no cartório? A rotina dentro do ambiente cartorial inclui diversos profissionais, que atuam em funções variadas. Esses profissionais podem possuir alguns aspectos diferentes em comparação com diferentes cartórios. 

Para exemplificar melhor como funciona o ambiente do cartório, trouxemos como exemplo o Cartório de Registro de Títulos e Documentos. Nesse ambiente, o agente possui diversas funções, como as de realizar o registro de documentos gerais, tais como:

  • Contratos que têm por objetos bens móveis;
  • Ser responsável por fazer notificações extrajudiciais. 

Outra atividade realizada por esse ambiente cartorial é a função suplementar ou residual, realizando serviços que, a priori, são de competência de outros cartórios.  

Após entender como funciona o ambiente do cartório, percebemos que diversos profissionais são necessários para manter o ambiente e ordem. Dentre eles, está o auxiliar administrativo cartorial. Este profissional é responsável por:

  • Separação e classificação de documentos para autenticações e reconhecimentos de firma;
  • Escrituras;
  • Inventários;
  • Procurações;
  • Autenticações;
  • Contratos e declarações;
  • Reconhecimento de firma;
  • Certidões de protesto;
  • Lavratura de protesto, dentre outras atividades.  

Como ingressar no cargo  de auxiliar administrativo cartorário

A pessoa que deseja ingressar na atividade de auxiliar administrativo no cartório precisa passar por concurso público.  Não é permitido que qualquer serventia permaneça com vaga em aberto, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses. Na maioria dos cargos, para a realização do concurso é necessário que os candidatos possuam, na maioria das vezes, o ensino médio completo, e o salário costuma ser acima de R$1.000,00, para a carga horária de 40 horas semanais. 

Assim, é possível observar que o auxiliar administrativo tem uma grande responsabilidade de auxiliar nas atividades do cartório, bem como na digitação e controle e emissão de certidõesde maneira a realizara organização e controle de arquivos dos livros do cartório. Outra atividade realizada pelo auxiliar administrativo imprescindível para o funcionamento do cartório é a elaboração de ofícios a corregedoria e respostas ao Ministério Público 

A Constituição Federal brasileira conta com uma lei responsável por regularizar as atividades desse profissional, de maneira a disciplinar a responsabilidade civil e criminal dos notários, dos oficiais de registro e de seus prepostos, e que define a fiscalização de seus atos pelo Poder Judiciário.