Você sabe o que faz o auxiliar administrativo no cartório? A rotina dentro do ambiente cartorial inclui diversos profissionais, que atuam em funções variadas. Esses profissionais podem possuir alguns aspectos diferentes em comparação com diferentes cartórios.
Para exemplificar melhor como funciona o ambiente do cartório, trouxemos como exemplo o Cartório de Registro de Títulos e Documentos. Nesse ambiente, o agente possui diversas funções, como as de realizar o registro de documentos gerais, tais como:
- Contratos que têm por objetos bens móveis;
- Ser responsável por fazer notificações extrajudiciais.
Outra atividade realizada por esse ambiente cartorial é a função suplementar ou residual, realizando serviços que, a priori, são de competência de outros cartórios.
Após entender como funciona o ambiente do cartório, percebemos que diversos profissionais são necessários para manter o ambiente e ordem. Dentre eles, está o auxiliar administrativo cartorial. Este profissional é responsável por:
- Separação e classificação de documentos para autenticações e reconhecimentos de firma;
- Escrituras;
- Inventários;
- Procurações;
- Autenticações;
- Contratos e declarações;
- Reconhecimento de firma;
- Certidões de protesto;
- Lavratura de protesto, dentre outras atividades.
Como ingressar no cargo de auxiliar administrativo cartorário
A pessoa que deseja ingressar na atividade de auxiliar administrativo no cartório precisa passar por concurso público. Não é permitido que qualquer serventia permaneça com vaga em aberto, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses. Na maioria dos cargos, para a realização do concurso é necessário que os candidatos possuam, na maioria das vezes, o ensino médio completo, e o salário costuma ser acima de R$1.000,00, para a carga horária de 40 horas semanais.
Assim, é possível observar que o auxiliar administrativo tem uma grande responsabilidade de auxiliar nas atividades do cartório, bem como na digitação e controle e emissão de certidões, de maneira a realizara organização e controle de arquivos dos livros do cartório. Outra atividade realizada pelo auxiliar administrativo imprescindível para o funcionamento do cartório é a elaboração de ofícios a corregedoria e respostas ao Ministério Público.
A Constituição Federal brasileira conta com uma lei responsável por regularizar as atividades desse profissional, de maneira a disciplinar a responsabilidade civil e criminal dos notários, dos oficiais de registro e de seus prepostos, e que define a fiscalização de seus atos pelo Poder Judiciário.