Quem nunca sonhou em ter outra cidadania? Por ser um país com diversos estrangeiros, o Brasil se torna um local em que diversas pessoas possuem essa possibilidade. Esse desejo de adquirir uma nova cidadania surge pela possibilidade de menor dificuldade na moradia fora do país. Além disso, costuma ser uma boa alternativa para brasileiros que desejam estudar ou morar em outro local. 

Assim ocorre com a cidadania italiana, que pode ser adquirida por jus sanguinisquando a pessoa tem o “direito por sangue”, ou seja, é descendente de pessoas que possuam a origem italiana, e também no caso de casamento. O diferencial na cidadania italiana é que não há um limite de gerações para que se tenha direito à cidadania.  

Como obter cidadania italiana

Dessa forma, isso significa que filhos, netos, bisnetos, etc. podem ter acesso ao processo de habilitação para obter a cidadania. Contudo, é preciso pesquisar bastante sobre, pois existem requisitos específicos para qual ascendência italiana existe. Essa questão também é específica para que se definam quais os documentos necessários apresentar. 

Atualmente é possível realizar o pedido de naturalização em consulados ou por meio do portal Ministero Dell’Interno, uma página eletrônico que auxilia no processo. Entretanto, o site está todo em italiano. Uma boa saída é a de realizar uma pesquisa inicial nos portais dos Consulados aqui no Brasil como, por exemplo, o de São Paulo, que possui um passo a passo indicando como realizar o procedimento.