Quem nunca sonhou em ter outra cidadania? Por ser um país com diversos estrangeiros, o Brasil se torna um local em que diversas pessoas possuem essa possibilidade. Esse desejo de adquirir uma nova cidadania surge pela possibilidade de menor dificuldade na moradia fora do país, e costuma ser uma boa alternativa para brasileiros que desejam estudar ou morar em outro local. 

Assim ocorre com a cidadania italiana, que pode ser adquirida por jus sanguinisquando a pessoa tem o “direito por sangue”, ou seja, é descendente de pessoas que possuam a origem italiana, e também no caso de casamento. O diferencial na cidadania italiana é que não há um limite de gerações para que se tenha direito à cidadania.  

Como obter cidadania italiana

Dessa forma, isso significa que filhos, netos, bisnetos, etc. podem ter acesso ao processo de habilitação para obter a cidadania. Contudo, é preciso pesquisar bastante sobre, pois existem requisitos específicos para qual ascendência italiana existe. Essa questão também é específica para que se definam quais os documentos necessários apresentar. 

Atualmente é possível realizar o pedido de naturalização em consulados ou por meio do portal Ministero Dell’Interno, uma página eletrônico que auxilia no processo. Entretanto, o site está todo em italiano. Uma boa saída é a de realizar uma pesquisa inicial nos portais dos Consulados aqui no Brasil como, por exemplo, o de São Paulo, que possui um passo a passo indicando como realizar o procedimento.