Você sabe o que significa a sigla CPF? Muito importante para os cidadãos brasileiros, o Cadastro de Pessoa Física, muitas vezes só chamado de CPF é o documento emitido pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda. O Cadastro de Pessoa Física é um documento realizado para armazenar as informações de contribuintes, por meio da inscrição no CPF. Ou seja, é por meio do CPF que a Receita Federal pode ter acesso aos seus gastos. O documento também pode ser utilizado como identificação. 

O principal objetivo do CPF, portanto, é o de identificar uma pessoa junto à Receita Federal com finalidades tributárias. Porém, o CPF, como já dissemos anteriormente, também é utilizado em organizações, públicas e privadas, bem como agências bancárias, órgãos de governos e empresas como uma chave de identificação. 

Antigamente, era muito comum que só se realizasse o CPF ao completar os 18 anos. Porém, isso não é uma regra. Você pode emitir o seu CPF em qualquer idade, inclusive é possível realizar a emissão de CPF para crianças recém-nascidas. 

Como emitir

Para realizar a emissão do CPF é preciso apresentar os documentos necessários (veja lista abaixo), nos pontos de realização. Atualmente é possível pedir a emissão no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Agência dos Correios e na Receita FederalNa maioria dos casos, uma taxa de emissão é cobrada. Lembre-se que é possível ter apenas um número de CPF, já que este documento é emitido uma única vez e com um número único. 

Apesar de raro, em alguns casos é possível ocorrer o cancelamento do CPF, de acordo com a Receita Federal. Os casos específicos que permitem o cancelamento são: duplicidade, ordem judicial ou falecimento do contribuinte. As pessoas que sofreram com o uso indevido do CPF precisam entrar em contato com a polícia, já que para esta situação não há a possibilidade de cancelamento. 

É importante estar bem atento a este documento. É possível, inclusive, realizar a consulta da situação cadastral do CPF. As situações que ocorrem são: Regular; Pendente de regularização; Suspensa; Cancelada e Nula. 

Confira abaixo os documentos necessários para a emissão do CPF. Fique atento, pois os dados variam de acordo com a idade e situação do indivíduo: 

– Menores de 16 anos: Carteira de identidade ou certidão de nascimento; 

– Maiores de 16 anos: carteira de identidade. Entre 18 e 69 anos é necessário o Título de Eleitor.