Entenda o novo processo de emissão eletrônica para certidões

Já pensou em não enfrentar filas, nem esperar por horas para a emissão de um documento? E quando esse tempo “perdido” em um cartório poderia estar sendo utilizado para conhecer ou estar próximo de um recém-nascido? Alguns governos estaduais tem buscado o melhor atendimento para os cidadãos, garantindo não só qualidade de vida, mas agilidade e eficiência no serviço prestado. Umas dessas melhorias é a implantação de uma rede que interliga cartórios e que permitirá que qualquer pessoa encomende uma certidão eletrônica de nascimento, de casamento ou de óbito pela internet em todo o Brasil.

O primeiro estado a aderir esse trabalho de interligação de cartório foi São Paulo. É possível emitir uma certidão no portal mesmo que o registro tenha sido realizado em qualquer cartório de todas as cidades do estado. Além de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Acre já contam com esta atividade, que deve ser estendida para todas as unidades da federação.

A extensão para todos os estados do Brasil só será possível a partir da Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais (CRC), localizada em São Paulo, e que será uma rede responsável por interligar os cartórios de todo o país pela internet. De acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, o objetivo é de que ao menos oito mil cartórios estejam interligados à CRC no prazo de um ano.

Saiba como encomendar a certidão eletrônica:

Para encomendar a certidão de nascimento através da internet, o requerente deverá ter informações sobre o cartório onde o documento de registro de nascimento está arquivado, como estado, comarca, município e distrito. Também é necessário que no momento da encomenda, se tenha informações sobre o número do livro, da folha e do registro da certidão.

Depois que todos os dados forem informados, o pagamento deve ser realizado e após ele, um e-mail de confirmação trará o link para que o documento seja baixado em PDF. O prazo é de três dias úteis depois da confirmação de pagamento. O documento possui a mesma validade das certidões em papel, mas ao ser impresso, funcionará apenas como cópia.

Também é possível solicitar a certidão de nascimento em formato, por meio da internet. O documento, após emissão, é entregue pelos Correios.