Para solicitar a segunda via uma taxa é cobrada

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o número do cadastro do contribuinte na Receita Federal. É a partir dele que é possível realizar inscrição em eventos, pagar documentos, fazer transferências entre bancos diferentes, dentre outras atividades. Mas para a retirada deste documento é importante estar atento para os documentos necessários para a emissão do CPF, como é explicado abaixo.

A solicitação do CPF pode ser feita em diferentes agências, como a do Banco do Brasil, Caixa e Correios (com emissão do cartão). A solicitação também pode ser realizada em Entidades Públicas Conveniadas, mas nestes locais é feito apenas a emissão do número (que normalmente é entregue em um papel) e não será recebido cartão algum.

Para a solicitação do CPF não há um trabalho árduo, já que os documentos necessários são basicamente os mesmos pedidos para a Carteira de Identidade (RG). Além da documentação, é necessário que esteja com um comprovante de residência em mãos.

Confira abaixo a documentação necessária:

Documentos Pessoais (um deles):

– Registro Geral (RG);

– Carteira de Trabalho (CTPS), de acordo com o novo modelo;

– Passaporte;

– Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

– Carteira de Identificação Profissional ou de Classe CRM, OAB;

Para menores de 16 Anos:

– Certidão de Nascimento ou documento de identificação do titular do futuro CPF, no qual seja possível comprovar naturalidade, filiação e data de nascimento;

– Documento de identificação do responsável legal que está fazendo a solicitação;

– Documento que comprove o direito de tutela, curatela ou guarda do menor;

Para contribuintes que tenham de 16 a 18 anos, incompletos:

– Certidão de Nascimento ou documento de identificação do titular do futuro CPF que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento;

– Certidão de nascimento, no caso de o documento de identificação não ter a comprovação de filiação;

– Título de eleitor, que é opcional.