China tem ampla burocracia para a retirada de cidadania

Para quem deseja obter a dupla cidadania, o primeiro passo é pesquisar suas origens. De acordo com cada nacionalidade haverá critérios que poderão ser variados. É importante que se lembre de que, em casos de não obter a cidadania do país que deseja, ainda será possível viver como estrangeiro, exercendo atividades profissionais.

 A República Popular da China é um Estado unitário com várias etnias, onde os indivíduos pertencentes a cada uma das etnias possuem igualmente a nacionalidade chinesa. Por possuir essas diferentes etnias, a diferença do termo nacionalidade acaba por ocorrer. Nesta república não há o reconhecimento de dupla nacionalidade aos cidadãos chineses. Deste modo, o cidadão chinês que deseja fixar residência no estrangeiro e requeira ou adquira nacionalidade estrangeira, perderá automaticamente a nacionalidade chinesa.

A nacionalidade é obtida a partir de uma autorização que deve ser requerida. Para isso, é preciso estar atento às seguintes condições:

– Um indivíduo nascido na China cujos progenitores, ou um deles, sejam cidadãos chineses tem nacionalidade chinesa;

– Um indivíduo nascido no estrangeiro cujos progenitores, ou um deles, sejam cidadãos chineses tem nacionalidade chinesa; mas um indivíduo cujos progenitores, ou um deles, sejam cidadãos chineses que tenham fixado residência no estrangeiro e que tenha adquirido a nacionalidade estrangeira no momento do nascimento não tem nacionalidade chinesa;

– Um indivíduo nascido na China cujos progenitores sejam apátridas ou de nacionalidade desconhecida e que tenham fixado residência na China, tem nacionalidade chinesa;

No caso de estrangeiros ou apátridas – que não possuem nacionalidade – e que estejam dispostos a respeitar a Constituição e as leis da China também poderá ocorrer o pedido de nacionalidade, realizado por meio de autorização e que será concedido deste que aceitas as seguintes condições: a) Serem parentes próximos de cidadão chinês; b) Tiverem fixado residência na República Popular da China; c) Terem outro motivo relevante.

Após os critérios serem analisados e caso ocorra a aprovação do pedido de aquisição de nacionalidade chinesa, o indivíduo já obterá a nacionalidade chinesa. É importante lembrar que, após concedida a nacionalidade chinesa, não se pode manter nacionalidade estrangeira.