Estado possui 537 cartórios registrados

Longas filas, demora na entrega, problemas oriundos da dificuldade de acesso. O que antes gerava um grande trabalho, hoje está resolvido a apenas alguns cliques na tela. O Estado do Paraná atualmente permite a emissão de certidões de nascimento – além das de casamento e óbito – a partir da internet, além da consulta sobre os cartórios locais. Ao todo, são 537 cartórios no Estado que, a partir do uso da ferramenta, integrarão diferentes estabelecimentos, tornando possível a solicitação de diferentes documentos e também a pesquisa de dados.

Denominado de Portal de Serviços Eletrônicos Compartilhados, o site permitirá que uma criança que nasceu no interior do estado, mas que mora atualmente na capital, solicite a segunda via da certidão de nascimento. É importante lembrar que o trabalho realizado via Internet também cobra uma taxa e que a entrega do documento só poderá ser feita pelos Correios ou pessoalmente, no cartório mais próximo.

A implantação do serviço de certidões pela internet foi uma iniciativa do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), que iniciou a instalação por Curitiba e região metropolitana. Ainda de acordo com o Instituto, a segunda região que possuirá o sistema será a de Maringá, depois Guarapuava e, mais tarde, a ferramenta estará disponível em todo o estado, conforme o projeto inicial.

Além do novo processo, é possível realizar e obter a certidão de nascimento no cartório mais próximo, o que deve ocorrer até 15 dias após o nascimento da criança. Já no portal eletrônico, também será possível que o indivíduo consulte seus dados fique ciente de diferentes informações, como em que cartório o registro – nascimento ou casamento – se encontra. As certidões de óbito também poderão ser pesquisadas e sanarão, de acordo com o Irpen um problema crescente no estado.